sábado, 29 de março de 2008

Das Informações a Construção da Aprendizagem










"[...] Habilidades
é... não o quanto temos, mas o quanto usamos [...]"

Jovilde Lupatini – NTE Campo Mourão/PR.1


Sendo competência o
saber construído, elaborado e desenvolvido pelas muitas descobertas
e redescobertas e as habilidades o saber quando e como fazer, na
Educação a Distância, quais as competências e habilidades que
podemos adquirir e desenvolver?


Como educadores
temos claro que esta ênfase louca que tem se dado ao trabalho com
habilidades e competências deve-se a crescente necessidade de
formação de mão-de-obra que se enquadre nos padrões do perfil
profissional desejado por esta sociedade globalizada.


No trabalho com
habilidades e competências a Informática pertence área de
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, logo, é uma das linguagens
que o aluno e professor devem ter/conhecer/dominar para desenvolver
as inúmeras e possíveis leituras de mundo, bem como interagir neste
de forma cidadã e autônoma.


E, como professores
multiplicadores do "ProInfo", temos na Informática uma linguagem que
se deve dominar e desenvolver como possibilitadora de aprendizagens.


Tanto em nossas
salas de aula quanto em espaços online, a competência, a real
competência pode ser alcançada pela teoria e prática, teoria no
sentido de domínio dos conteúdos que envolvem sua área de atuação e
as demais disciplinas/áreas pela necessidade da
interdisciplinaridade e contextualização, e pela prática, onde as
aprendizagens são adequadas e utilizadas na prática educativa.


Desenvolver
competências nos cursos a distância ou fora dela é estar disposto a
aprender e a fazer aprender.


Para o
desenvolvimento de habilidades e competências em cursos a distância,
vamos considerar pontos fundamentais, como:



  • Autonomia

  • Trato das informações

  • Formas de comunicação

  • Interações colaborativas e
    cooperativas


  • Registros

  • Domínio das ferramentas e
    recursos utilizados em cursos a distância


  • Avaliação



Autonomia



A autonomia que os
alunos desenvolvem é o desafio apresentado no trabalho do professor
em cursos a distância, que deve buscar novas práticas educacionais
que proporcionem aos alunos aprendizagem autônoma e significativa, e
esta aí o maior e real desafio: a mudança de paradigma por parte do
professor, frente ao como se processa a aprendizagem, pelo
desenvolvimento da autonomia.2


O trabalho para o
desenvolvimento da autonomia do aluno e professor, deve centrar-se
na capacidade de auto-gestão, no sentido de saber como e quando
tomar uma atitude (habilidade) perante a sua necessidade de
aprendizagem.


A autonomia também,
refere-se as formas de gerenciamento das informações que são
inúmeras quando temos EaD em ambiente on-line, já que a Internet
possibilita o manuseio e acesso a várias informações ao mesmo tempo,
e a capacidade de saber organizar e produzir com estas informações é
muito importante.




Das informações à construção da Aprendizagem


As informações e as
formas como estas acontecem na construção da aprendizagem é um dos
focos norteadores do trabalho em educação ou ensino a distância.


Tanto alunos como
professores tem nas informações recebidas a base para o
desenvolvimento e construção do saber.


Para que estas
informações passem a ser saber é necessário o trato adequado destas,
onde um texto, por exemplo, deve ser lido, apresentado e vivenciado
de inúmeras formas: música, dança, teatro, imagens, várias
possilbilidades de aprendizagem, assim as informações não serão
apenas recebidas, mas apreendidas.


As informações são
transmitidas em cursos a distância de muitas formas, utilizando-se
de muitos recursos, dentre eles, os que utilizamos neste curso:
fóruns, chats, emails, telefone e correio, todas estas formas de
comunicação de informações necessitam e potencializam as várias
linguagens e códigos que nos levam a aprender.


"[...] Falar em
educação a distância neste ambiente requer capacidade de comunicação
escrita, boa leitura, e um ingrediente fundamental que é a
interação. este é um quesito, dentre tantos outros, de suma
importância em qualquer ambiente educativo. O aprender com o outro,
discutir, para chegar a uma conclusão...." Marcia Meira – NTE
Umuarama/PR.3


Para que as
informações alcancem realmente os seus receptores, através dos
recursos que possibilitam os emissores apresentarem suas
considerações e aprendizagens de forma escrita, a comunicação deve
ser baseada em habilidades de: comunicação interpessoal, colaboração
e trabalho em equipe, escrita, feedback e de proficiência em
linguagem.4


Quando estas
habilidades forem desenvolvidas e percebidas a aprendizagem
ocorrerá, pois pela comunicação interpessoal e várias leituras que
são necessárias, pela colaboração e o trabalho em equipe que são
laços que permitem o desenvolvimento da expressão escrita que
através das revisões e auto-análises das aprendizagens registradas,
oportunizam o melhor desenvolvimento das várias linguagens, a
aprendizagem significativa far-se-á real.


Desta forma,
através das comunicações proporcionadas em cursos a distância a
aprendizagem é desenvolvida coletivamente, pois professor e aluno
são mais do que simples seres presentes em um espaço para
aprendizagem, são co-autores e construtores de suas próprias
descobertas, aprendizagens e vivências.



Interação e
Participação/ Colaboração Cooperação



"[...] socialização
do conhecimento, o aceitar o outro com suas diferenças,
necessidades, limitações. [...]"

Marcos Cantini – NTE Curitiba/PR.5


Para que o
conhecimento construído em grupo, possa fazer-se aberto e em
constante movimento, é necessário que os participantes de cursos a
distância, estejam interessados e vivenciem esta construção.



[...]O mais
importante é que não se pode passar aos outros aquilo que ainda não
vivenciamos, ao experimentarmos vamos aprendendo com acertos e erros
próprio ou de outros, aprendendo a externalizar conhecimentos e ou
dúvidas temporários e certezas provisórias ou conhecimentos que até
então eram considerados válidos ainda que não os fossem."

Nivaldo NTE – Cornélio Procópio/PR.6



"[...]A
cooperação é fundamental ao avanço das atividades. Igualmente
importantes também são a disposição em querer aprender e em
desempenhar as tarefas ( leituras, pesquisas, sínteses, elaboração
de mapas conceituais, etc)."
Débora Carvalho – NTE Londrina/PR.7


"[...]Partilhar
informações, aprender com experiências dos colegas, discuti-las até
chegarmos a conclusões coerentes, tem sido enriquecedor para mim,
imagino que para todo o grupo."

Nildo Coracini – NTE
Umuarama/PR.8


As participações
realizadas pelas interações em fóruns, chats em cursos a distância e
on-line como o nosso, permitem que mesmo separados pelo tempo e
espaço possamos ligar è linkar è conectar nossas idéias.



A importância dos
Registros



Nos cursos a
distância nós somos o que produzimos, logo, as interações que
fazemos através dos fóruns, chats e pages construídas, são nossas
idéias, conteúdos e aprendizagens que com certeza estarão ligadas a
nossa avaliação.


Os prazos
determinados para a entrega das atividades, as mediações constantes,
bem como o esclarecimento e a construção de objetivos, devem ser
apresentados, de forma clara assim, como em cursos na educação
presencial, pois, tanto professor como aluno saberão o que se espera
e o que irão/poderão realmente aprender.


O registros são
importantes, pois mostram ao mundo nosso crescimento e descobertas.


Mas para que estes
registros ocorrão, faze-se necessário além da criação do hábito de
registro, seja, por sons, imagens ou textos o domínio de ferramentas
que possibilitem o registro, desde as informçaões até as
aprendizagens e descobertas construídas.


As habilidades
técnicas, no manuseio das ferramentas e recursos, as habilidades de
planejamento e organizacionais que permitem a apresentação clara das
informações e aprendizagens, o conhecimento do ambiente de trabalho
e de como este ocorre em cursos a distância e o acesso a tecnologia
são fundamentais para a aprendizagem, pois se estas habilidades
técnicas não forem desenvolvidas e apreendidas as interações e
aprendizagens colaborativas e cooperativas, não poderão ocorrer em
ambientes onli-ne e/ou a distância.9


"[...] Mais do
que o domínio técnico, há que se "humanizar" as interações.

Débora Carvalho - NTE Londrina10



Avaliação dos
Registros



A avaliação é um
processo integrado à aprendizagem e funciona como elemento motivador
e incentivador desta, e não como um conjunto de provas e ou
trabalhos, realizados em datas previamente estipuladas e que servem
para aprovar ou reprovar o aluno.


Em cursos a
distância a avaliação é uma oportunidade de aprender e reaprender
sozinho e/ou com o grupo.


São inúmeras as
questões que nos remetem a avaliação em cursos a distância, questões
estas que serão analisadas na próxima síntese, conclusiva do fórum,
avaliação da aprendizagem em EaD.




Conclusão



"[...] Nem todos
desenvolveram as mesmas competências, principalmente porque fatores
diversos interferiram neste processo: ambiente, situação econômica,
social etc.... É urgente com que os professores tomem consciência
destas diferenças em relação à aprendizagem e comecem a tratá-los de
forma particular.
Nildo
Coracini - NTE Umuarama/PR
.11

 



Enquanto cursista,
tenho desenvolvido habilidades e competências referentes ao trabalho
em equipe, ao saber "ouvir" os colegas de pós, a escrever
adequadamente para que estes possam me entender, a analisar,
observar, planejar e criar ambientes de aprendizagem (sejam online
ou não), a mudar e estruturar meu pensamento sincrético em busca de
um pensamento sintético, através das sínteses e conclusões finais de
cada fórum bem como dos mapas construídos.




A nossa capacidade de tomar iniciativas, administrar nosso tempo
para as interações e produções, criar soluções criativas para
execução dos trabalhos de forma que boa parte da equipe possa se
enquadrar são critérios (habilidades e competências) que não podemos
esquecer e nem deixar de desenvolver.

 


Estas são algumas
habilidades e competências que podem ser analisadas no momento de
avaliar e auto-avaliar.



Referências



1-
LUPATINI, Jovilde. Fórum: Adquirindo competências e habilidades
em cursos a distância
. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No
ambiente eProInfo.




2- QUEIROZ,
Vera C.
Avaliando a EaD.

Disponível em:


http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?view=22



3- MEIRA,
Marcia. Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a
distância
. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo.




4- CAMPOS, Gilda H B. Escola internet
:
Formação e treinamento online. Disponível em:



http://www.timaster.com.br/revista/colunistas/ler_colunas_emp.asp?cod=411


5- CANTINI, MARCOS.
Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a
distância
. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo.


6- SILVA, Nivaldo.
Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a
distância
. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo.


7- CARVALHO,
Débora. Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a
distância
. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo.


8- CORACINI, Nildo.
Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a
distância
. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo.


Um comentário:

E e J disse...

Estou escrevendo sobre autonomia na EAD é um tema desgastante...