"[...] Habilidades é... não o quanto temos, mas o quanto usamos [...]" Jovilde Lupatini – NTE Campo Mourão/PR.1 Sendo competência o saber construído, elaborado e desenvolvido pelas muitas descobertas e redescobertas e as habilidades o saber quando e como fazer, na Educação a Distância, quais as competências e habilidades que podemos adquirir e desenvolver? Como educadores temos claro que esta ênfase louca que tem se dado ao trabalho com habilidades e competências deve-se a crescente necessidade de formação de mão-de-obra que se enquadre nos padrões do perfil profissional desejado por esta sociedade globalizada. No trabalho com habilidades e competências a Informática pertence área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, logo, é uma das linguagens que o aluno e professor devem ter/conhecer/dominar para desenvolver as inúmeras e possíveis leituras de mundo, bem como interagir neste de forma cidadã e autônoma. E, como professores multiplicadores do "ProInfo", temos na Informática uma linguagem que se deve dominar e desenvolver como possibilitadora de aprendizagens. Tanto em nossas salas de aula quanto em espaços online, a competência, a real competência pode ser alcançada pela teoria e prática, teoria no sentido de domínio dos conteúdos que envolvem sua área de atuação e as demais disciplinas/áreas pela necessidade da interdisciplinaridade e contextualização, e pela prática, onde as aprendizagens são adequadas e utilizadas na prática educativa. Desenvolver competências nos cursos a distância ou fora dela é estar disposto a aprender e a fazer aprender. Para o desenvolvimento de habilidades e competências em cursos a distância, vamos considerar pontos fundamentais, como: - Autonomia
- Trato das informações
- Formas de comunicação
- Interações colaborativas e
cooperativas - Registros
- Domínio das ferramentas e
recursos utilizados em cursos a distância - Avaliação
Autonomia A autonomia que os alunos desenvolvem é o desafio apresentado no trabalho do professor em cursos a distância, que deve buscar novas práticas educacionais que proporcionem aos alunos aprendizagem autônoma e significativa, e esta aí o maior e real desafio: a mudança de paradigma por parte do professor, frente ao como se processa a aprendizagem, pelo desenvolvimento da autonomia.2 O trabalho para o desenvolvimento da autonomia do aluno e professor, deve centrar-se na capacidade de auto-gestão, no sentido de saber como e quando tomar uma atitude (habilidade) perante a sua necessidade de aprendizagem. A autonomia também, refere-se as formas de gerenciamento das informações que são inúmeras quando temos EaD em ambiente on-line, já que a Internet possibilita o manuseio e acesso a várias informações ao mesmo tempo, e a capacidade de saber organizar e produzir com estas informações é muito importante.
Das informações à construção da Aprendizagem
As informações e as formas como estas acontecem na construção da aprendizagem é um dos focos norteadores do trabalho em educação ou ensino a distância. Tanto alunos como professores tem nas informações recebidas a base para o desenvolvimento e construção do saber. Para que estas informações passem a ser saber é necessário o trato adequado destas, onde um texto, por exemplo, deve ser lido, apresentado e vivenciado de inúmeras formas: música, dança, teatro, imagens, várias possilbilidades de aprendizagem, assim as informações não serão apenas recebidas, mas apreendidas. As informações são transmitidas em cursos a distância de muitas formas, utilizando-se de muitos recursos, dentre eles, os que utilizamos neste curso: fóruns, chats, emails, telefone e correio, todas estas formas de comunicação de informações necessitam e potencializam as várias linguagens e códigos que nos levam a aprender. "[...] Falar em educação a distância neste ambiente requer capacidade de comunicação escrita, boa leitura, e um ingrediente fundamental que é a interação. este é um quesito, dentre tantos outros, de suma importância em qualquer ambiente educativo. O aprender com o outro, discutir, para chegar a uma conclusão...." Marcia Meira – NTE Umuarama/PR.3 Para que as informações alcancem realmente os seus receptores, através dos recursos que possibilitam os emissores apresentarem suas considerações e aprendizagens de forma escrita, a comunicação deve ser baseada em habilidades de: comunicação interpessoal, colaboração e trabalho em equipe, escrita, feedback e de proficiência em linguagem.4 Quando estas habilidades forem desenvolvidas e percebidas a aprendizagem ocorrerá, pois pela comunicação interpessoal e várias leituras que são necessárias, pela colaboração e o trabalho em equipe que são laços que permitem o desenvolvimento da expressão escrita que através das revisões e auto-análises das aprendizagens registradas, oportunizam o melhor desenvolvimento das várias linguagens, a aprendizagem significativa far-se-á real. Desta forma, através das comunicações proporcionadas em cursos a distância a aprendizagem é desenvolvida coletivamente, pois professor e aluno são mais do que simples seres presentes em um espaço para aprendizagem, são co-autores e construtores de suas próprias descobertas, aprendizagens e vivências. Interação e Participação/ Colaboração Cooperação "[...] socialização do conhecimento, o aceitar o outro com suas diferenças, necessidades, limitações. [...]" Marcos Cantini – NTE Curitiba/PR.5 Para que o conhecimento construído em grupo, possa fazer-se aberto e em constante movimento, é necessário que os participantes de cursos a distância, estejam interessados e vivenciem esta construção. [...]O mais importante é que não se pode passar aos outros aquilo que ainda não vivenciamos, ao experimentarmos vamos aprendendo com acertos e erros próprio ou de outros, aprendendo a externalizar conhecimentos e ou dúvidas temporários e certezas provisórias ou conhecimentos que até então eram considerados válidos ainda que não os fossem." Nivaldo NTE – Cornélio Procópio/PR.6 "[...]A cooperação é fundamental ao avanço das atividades. Igualmente importantes também são a disposição em querer aprender e em desempenhar as tarefas ( leituras, pesquisas, sínteses, elaboração de mapas conceituais, etc)." Débora Carvalho – NTE Londrina/PR.7 "[...]Partilhar informações, aprender com experiências dos colegas, discuti-las até chegarmos a conclusões coerentes, tem sido enriquecedor para mim, imagino que para todo o grupo." Nildo Coracini – NTE Umuarama/PR.8 As participações realizadas pelas interações em fóruns, chats em cursos a distância e on-line como o nosso, permitem que mesmo separados pelo tempo e espaço possamos ligar è linkar è conectar nossas idéias. A importância dos Registros Nos cursos a distância nós somos o que produzimos, logo, as interações que fazemos através dos fóruns, chats e pages construídas, são nossas idéias, conteúdos e aprendizagens que com certeza estarão ligadas a nossa avaliação. Os prazos determinados para a entrega das atividades, as mediações constantes, bem como o esclarecimento e a construção de objetivos, devem ser apresentados, de forma clara assim, como em cursos na educação presencial, pois, tanto professor como aluno saberão o que se espera e o que irão/poderão realmente aprender. O registros são importantes, pois mostram ao mundo nosso crescimento e descobertas. Mas para que estes registros ocorrão, faze-se necessário além da criação do hábito de registro, seja, por sons, imagens ou textos o domínio de ferramentas que possibilitem o registro, desde as informçaões até as aprendizagens e descobertas construídas. As habilidades técnicas, no manuseio das ferramentas e recursos, as habilidades de planejamento e organizacionais que permitem a apresentação clara das informações e aprendizagens, o conhecimento do ambiente de trabalho e de como este ocorre em cursos a distância e o acesso a tecnologia são fundamentais para a aprendizagem, pois se estas habilidades técnicas não forem desenvolvidas e apreendidas as interações e aprendizagens colaborativas e cooperativas, não poderão ocorrer em ambientes onli-ne e/ou a distância.9 "[...] Mais do que o domínio técnico, há que se "humanizar" as interações. Débora Carvalho - NTE Londrina10 Avaliação dos Registros A avaliação é um processo integrado à aprendizagem e funciona como elemento motivador e incentivador desta, e não como um conjunto de provas e ou trabalhos, realizados em datas previamente estipuladas e que servem para aprovar ou reprovar o aluno. Em cursos a distância a avaliação é uma oportunidade de aprender e reaprender sozinho e/ou com o grupo. São inúmeras as questões que nos remetem a avaliação em cursos a distância, questões estas que serão analisadas na próxima síntese, conclusiva do fórum, avaliação da aprendizagem em EaD.
Conclusão
"[...] Nem todos desenvolveram as mesmas competências, principalmente porque fatores diversos interferiram neste processo: ambiente, situação econômica, social etc.... É urgente com que os professores tomem consciência destas diferenças em relação à aprendizagem e comecem a tratá-los de forma particular. Nildo Coracini - NTE Umuarama/PR.11
Enquanto cursista, tenho desenvolvido habilidades e competências referentes ao trabalho em equipe, ao saber "ouvir" os colegas de pós, a escrever adequadamente para que estes possam me entender, a analisar, observar, planejar e criar ambientes de aprendizagem (sejam online ou não), a mudar e estruturar meu pensamento sincrético em busca de um pensamento sintético, através das sínteses e conclusões finais de cada fórum bem como dos mapas construídos.
A nossa capacidade de tomar iniciativas, administrar nosso tempo para as interações e produções, criar soluções criativas para execução dos trabalhos de forma que boa parte da equipe possa se enquadrar são critérios (habilidades e competências) que não podemos esquecer e nem deixar de desenvolver.
Estas são algumas habilidades e competências que podem ser analisadas no momento de avaliar e auto-avaliar. Referências 1- LUPATINI, Jovilde. Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a distância. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo. 2- QUEIROZ, Vera C. Avaliando a EaD. Disponível em: http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?view=22 3- MEIRA, Marcia. Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a distância. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo. 4- CAMPOS, Gilda H B. Escola internet : Formação e treinamento online. Disponível em: http://www.timaster.com.br/revista/colunistas/ler_colunas_emp.asp?cod=411 5- CANTINI, MARCOS. Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a distância. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo. 6- SILVA, Nivaldo. Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a distância. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo. 7- CARVALHO, Débora. Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a distância. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo. 8- CORACINI, Nildo. Fórum: Adquirindo competências e habilidades em cursos a distância. Realizado de 05/05 à 29/05/2003. No ambiente eProInfo. |
Um comentário:
Estou escrevendo sobre autonomia na EAD é um tema desgastante...
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